quinta-feira, 20 de março de 2014

No barraco da Mary há ...

(quase) ...sempre...  


 Espinafres!



Folhas tenrinhas, ótimas para qualquer cozinhado, mas sobretudo para comer em cru, nas saladas.

Para os mais curiosos, o espinafre é uma planta herbácea, tal como as alfaces, grelos, agriões, etc.

Em média, por 100 gramas de espinafres, temos um aporte calórico de , espantem-se, 22 calorias, fornecendo 2 gramas de fibras e 104 mg de Cálcio.  

De ferro fornece 2,4 mg e bastante vitamina C ( embora em menor percentagem que na fruta) . Excelente fonte de ácido fólico, e por isso um excelente aliado contra as depressões, e uma catrefada de vitaminas  e outras cenas boas ( Vitamina A, Magnésio, patati patatá) !


O espinafre é um dos vegetais que mais contém cálcio e ferro. Estes nutrientes, entretanto, são pouquíssimos aproveitados pelo nosso organismo devido ao alto teor de ácido oxálico nas folhas verde-escuras. Para reverter esse efeito, uma boa alternativa é comê-lo com outros alimentos ricos em vitamina C. O ácido oxálico, junto com o ácido fítico, presente no vegetal, pode ainda provocar pedras nos rins. Mas somente se o consumo de espinafre cru for exagerado!

...o que não é o meu caso, que , apesar de comer quase diariamente (quase) como em quantidades diminutas, uma vez que como com outros "verdinhos" e em quantidades pouco significativas...

(fonte: "Uma especialista em nutrição no supermercado" de Patrícia Almeida Nunes - a minha "Biblia" alimentar)



Por cá compro as folhas mais tenras ( baby) pois são as melhores para as saladas. As folhas mais "criadas" tem um sabor muito intenso, para o meu gosto.


Sem comentários:

Enviar um comentário